Quem somos


Origem

A partir das primeiras iniciativas sociais de André Fonseca, Eliane Oliveira e amigos nos anos 1990, que incluíam a distribuição de roupas, alimentos e brinquedos, entre outras ações, formou-se uma corrente colaborativa de pessoas e entidades dos mais diversos ramos de atividade econômica e enquadramento social. Com o Know-how adquirido em mais de duas décadas de formação de redes cooperadas para a viabilização de projetos sociais, André e Eliane, em conjunto com seus filhos e apoiados por parceiros de longa data, formalizam a Agência Interagir e Renovar, cujos princípios norteadores foram aqueles já praticados, ou seja: reunir potenciais para a realização do bem. ​

Missão

Transformar vidas através da educação, da arte, do esporte, da música e de projetos que gerem a melhora da qualidade de vida e sejam capazes de promover desenvolvimento local e inclusão social. ​

Visão

Um mundo melhor é construído via integração cooperada da diversidade humana. ​

Valores

Cooperação, humanidade e sustentabilidade


Cronologia

Primeiras ações sociais

Anos 1990

Distribuição de roupas, alimentos e brinquedos.

IFIP - A precursora

2007

Primeira instituição criada pelos fundadores da AGIR. Atuou em projetos educacionais e promovia palestras.

Escola de Música na CDD

2010

Os fundadores da AGIR viabilizam a instalação do primeiro polo da Escola de Música e Cidadania na Cidade de Deus.

Projeto Cáritas

2016

Criação de instituição social voltada para o atendimento psicossocial através da arte, além da fundação de mais um polo da Escola de Música.

Nasce a AGIR

2018

A fundação da Agência Interagir e Renovar é a síntese de todos os trabalhos desenvolvidos e a expressão do compromisso de ir além.

AGIR na pandemia

2020

No desafio econômico, social e sanitário, a AGIR mobiliza suas energias para o atendimentos dos mais vulneráveis, sem deixar de apoiar os demais projetos.

Uma história em construção

2021, 2022...

Ainda na pandemia, a AGIR segue com suas ações emergenciais, consolida mais um polo de música, na Praça Seca, e prepara novos projetos.